O que você deve saber antes de investir com um robô trader

Relatório para Maio
4 de maio de 2017
Relatório para Junho
2 de junho de 2017

É desejo de todo investidor ter sucesso em seu investimento, buscando uma maior rentabilidade e um menor risco. E é sabido que um robô investidor pode ajudar nesse objetivo por suas diversas vantagens. (https://smarttbot.com/blog/guia-robos-investidores/#beneficios-para-o-investidor) Mas um robô trader traz riscos, assim como todo investimento. Por isto é importante que o investidor se prepare para ter sucesso no uso de um robô. Veja as dicas abaixo para aumentar sua chance de êxito com este tipo de investimento:

 

1 – Estude!

Não só com os robôs, mas para todo tipo de investimento o estudo é muito válido. O curso por e-mail (http://blog.bussoladoinvestidor.com.br/gratis-curso-robos-investidores/) do Bússola do Investidor é bem completo e cobre todos os princípios básicos deste tipo de investimento. Além disto recomendamos o Blog da SmarttBot (https://smarttbot.com/blog/), que sempre traz novidades sobre o assunto. Mas não se restrinja a estes conteúdos.

Além de estudar sobre robôs, você deve se lembrar que um robô somente irá automatizar uma estratégia de investimento, então vale sempre dar uma pesquisada sobre Análise Técnica, conteúdos sobre estratégias de investimento e outros mais. Fiz um google para você e deixo links interessantes abaixo. Clique no link e dê um ENTER 🙂

2 – Simule, simule, simule!

Uma das principais vantagens de um robô é a possibilidade de se simular e visualizar históricos antes de investir. Entenda como funciona a simulação de robôs investidores (https://smarttbot.com/blog/como-funciona-a-simulacao-com-robos-investidores/) e abuse desta funcionalidade antes de começar a operar com seu dinheiro.

3 – Use stops!

Ao começar a investir com robôs é importante ter claro quanto você está disposto a perder.

Quanto você aceita perder por dia?
E por semana? E por mês.

Configure o stop em seu robô, monitore ele e não fuja desta regra.

4 – Não caia nas armadilhas psicológicas!

É muito comum que investidores, mesmo experientes, caiam em armadilhas psicológicas na hora de investir.

Isto acontece pois quando estamos investindo e acompanhando as oscilações do mercado. Um exemplos das várias armadilhas que caímos por isto você pode ver abaixo:

 

Sentimentos como o medo e a ganância entram no meio do processo de investimento e fazem com que o investidor fuja dela. Uma das principais vantagens dos robôs é que ele é frio e calculista e executará precisamente a estratégia definida. Mas o investidor ainda pode a qualquer momento parar um robô, editar a quantidade que ele irá operar e suas demais configurações. Por isto é importante que o investidor sempre se atenha à estratégia e não interfira na atividade do robô a não ser que tenha um bom motivo para tal!

E finalmente:

5 – Tenha calma e comece com pouco!

Não se deslumbre com a possibilidade de grandes ganhos no curto prazo. Muitos investidores iniciam corretamente a trajetória com robôs, estudam, simulam e veem grandes possibilidades de ganhos. Com isto eles começam a investir com uma quantidade de dinheiro muito maior do que a planejada inicialmente e um único momento ruim do mercado ou estratégia acaba prejudicando o investimento dele!

(quase) Todo dia a bolsa abre, e cada dia traz novas oportunidades de investimento. Não se deve ficar ansioso para operar sempre. Além disto não existe um robô que irá ganhar sempre! Em alguns momentos do mercado todo robô irá perder dinheiro. Estes momentos ruins podem durar horas, dias, semanas ou meses. E irão variar: o momento ruim para um robô pode ser ótimo para outro.

Por isso comece com pouco, reinvista os ganhos e busque variar: ter mais robôs operando cada um com pouco dinheiro é melhor do que buscar sempre um que vá ganhar sempre.